domingo, 29 de novembro de 2009

O que é o Saltério Angélico???



O Saltério Angélico é o nosso querido e santo Rosário. No começo da Idade Média, para incentivar os fiéis à oração e à devoção a Maria Santíssima, a Igreja criou a oração do Saltério Angélico, ou seja: para cada Salmo bíblico, os fiéis rezariam uma Ave Maria, formando então 150 Ave Marias, divididas em 15 partes, contemplando os mistérios do nascimento, da agonia morte e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É preciso lembrar que, naquela época, pouquíssimas pessoas tinham acesso às Sagradas Escrituras: somente o "alto clero", ou seja, nem mesmo todo o clero tinha acesso a elas.


Esta foi, então, uma forma prática encontrada para ensinar o povo de Deus a aumentar a sua fé e devoção a Maria Santíssima, e também uma forma eficaz de catequese.


No Rosário meditamos os Mistérios Gozosos, relativos ao nascimento e à infância de Jesus; os Dolorosos, relativos à Sua Paixão e Morte; e os Gloriosos, relativos à Sua Ressurreição. Há alguns anos, o Papa João Paulo II instituiu os Mistérios Luminosos, ou seja, os mistérios através dos quais contemplamos a vida pública de Jesus Cristo. Normalmente meditamos o Terço, ou seja, a terça parte do Rosário (embora agora ele seja composto de quatro partes, continuamos a utilizar este termo).


A propósito, você já meditou uma Dezena, ou Santo Terço, ou mesmo o Rosário completo, hoje?

2 comentários:

Ricardo disse...

Por gentileza, mudem a cor das letras! Azul com fundo azul é horrível para ler.

João Pedro disse...

Quais as fontes, por favor?