domingo, 29 de novembro de 2009

Meditação do Rosário com o Padre R. Th. Calmel O.P. (dominicano) - Encarnação e Vida Oculta em Nazaré



Vitam Praesta Puram




I. Anunciação 
Ao "Fiat" de Maria, o Verbo se fez carne. Com seu Filho, que se encarnou para nossa Redenção, o Pai nos deu tudo, como afirma São Paulo: "Quomodo non etiam cum illo omnia nobis donavit". Como não nos daria também com Ele todas as coisas? (Rom 8, 32). Jesus é para nós, da parte de Deus, sabedoria e justiça, santificação e redenção (I Cor 1, 31).

Virgem Maria, concedei-me saber profundamente que o Verbo encarnado redentor está comigo para sempre com Seus tesouros infinitos de graça e de santidade. Virgem Maria, ensinai-me a dizer como São João da Cruz, com segurança inabalável: "Meu Deus, vós não me tornareis jamais o que me destes uma vez em Jesus Cristo".



II. Visitação 
Visita nos in salutari tuo (Sl. 105). Meu Deus, visitai-nos em Jesus nosso Salvador.

Virgem Maria, foi por vós que Jesus fez ao mundo Sua primeira visita, quando viestes ver santa Isabel. Pedi a Jesus que me visite para me purificar e santificar como Ele fez com João Batista.



III. Nascimento de Jesus 
Exortum est in tenebris lumen rectis corde, misericors e miserator et justus Dominus(Sl 3 e Antífona de Natal). O Senhor é misericordioso, clemente e justo; (eis porque) no meio das trevas Sua luz se elevou para os corações retos.

Virgem Maria, na noite de Natal, colocastes no mundo Jesus Cristo, a luz eterna. Concedei-nos caminhar sempre em Sua doutrina e Sua Verdade, através de uma total simplicidade do olhar interior.



IV. Apresentação de Jesus no templo e purificação da Santíssima Virgem 

Virgem Maria, Vós oferecestes Jesus no Templo de Jerusalém com uma generosidade sem mácula, e a generosidade do coração de São José era idêntica à Vossa. Dignai-Vos obter-me, em nome dessa Apresentação, que em meu coração jamais haja a menor resistência aos convites da graça. Livrai-me de toda avareza espiritual.



V. Encontro de Jesus no Templo e vida oculta

Virgem Maria, quanto mais olho a vida de vossa Santa Família sob o teto de Nazaré, melhor compreendo o convite de São Paulo: semper gaudete: Alegrai-vos sempre, orai sem cessar, rendei graças em todas as coisas (I Tes 5, 17). Concedei-me, Virgem Maria, alegrar-me sempre no Senhor, orar sem cessar e dar graças a Deus em todas as coisas.

Nenhum comentário: