domingo, 29 de novembro de 2009

Meditação do Rosário com o Padre R. Th. Calmel O.P. (dominicano) - Glorificação de Jesus e de Maria e Mediação Universal de Maria


I. Ressurrexit sicut dixit (Ressurreição) Ele ressuscitou como havia dito. Porque Ele tinha anunciado, seria impossível que não se realizasse Sua ressurreição na carne, Sua vitória sobre a morte. As promessas de Jesus se realizam infalivelmente.
Virgem Maria, experimentastes uma alegria inefável com a ressurreição de Vosso Filho ao raiar o primeiro dia da primeira Páscoa cristã. Em nome de Vossa alegria, dignai-vos obter-me uma confiança absoluta nas palavras e promessas de Jesus; em particular na Sua promessa de vitória sobre o mundo: in mundo pressuram habebitis, sed confidite, ego vici mundum: vós sofrereis no mundo, mas tende confiança, Eu venci o mundo (Jo XVI, 33).
  

II. Ascensão Jesus subido aos céus e sentado à direita do Pai é ao mesmo tempo o Rei imortal dos séculos e o Sacerdote soberano e eterno.
Virgem Maria, intercedei junto a Vosso Filho por todos os sacerdotes católicos. Que eles sejam dignos ministros dAquele que é Sacerdote por excelência: o Senhor Jesus, o Verbo encarnado, nosso Redentor (Hb V, 6).
  

III. Pentecostes 
O Espírito Santo é o consolador, o Paráclito. As consolações que ele dá, por estarem além da natureza, não são menos reais. ele não pode deixar de nos consolar, pois a caridade que Ele derrama em nossos corações é inseparável da paz e da alegria. Mas essa consolação não se mede pelo que possamos sentir.
Virgem Maria, disponde minha alma para receber as consolações do Paráclito. Que sejamos reconfortados e vivificados por esta suavidade misteriosa.


Consolator optime
Dulcis hospes animae
Dulce refrigerium
(Seqüência da Missa de Pentecostes)
  

IV. Assunção 
Depois de ter estado unida a Vosso Filho em Sua Paixão redentora, estais agora unida a Ele, Virgem Maria, em Sua glorificação e Sua regência universal. O poder de Vossa intercessão junto a Vosso Filho no Paraíso é proporcional à Vossa participação em Seu sacrifício no Calvário. Vossa oração então é sempre atendida. Fazei-nos sentir, e fazei sentir a toda Igreja da terra e a toda Igreja do Purgatório os efeitos maravilhosos de vossa onipotência suplicante.
  

V. Coroação no céu e Realeza de Maria 
Lembrai-vos, Virgem Maria, de tantos santuários onde sois venerada há séculos e séculos. Lembrai-vos de vossas grandes aparições de alcance mundial depois da Revolução Francesa. Fazei, nós vos suplicamos, que refloresça em nossos dias infelizes a ardente devoção que o povo cristão vos deve. Dai-nos ser vossos humildes servos devotados até a morte. Dignare me laudare te Virgo Sacrata, da mihi virtutem contra hostes tuos. Dignai-vos conceder-me que eu vos louve, Virgem Sagrada, dai-me força contra vossos inimigos.
  
Salve Rainha! Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós brandamos os degregados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.


Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.



Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!


Imagens/Medjugorje:

Nenhum comentário: