domingo, 29 de novembro de 2009

Meditação do Rosário com o Padre R. Th. Calmel O.P. (dominicano) - Paixão Redentora



I. Agonia no Jardim das Oliveiras Sanguis Christi emundat conscientiam nostram (Hb IX, 14). O Sangue de Deus purifica nossa alma e a liberta de todo pecado. Este sangue correu em abundância na noite da agonia quando Jesus, abandonado pelos três discípulos, prolongou sua insistente oração numa grande solidão.
Virgem Maria, dai-me ter uma consciência muito mais clara do amor de Jesus, pois Ele suportou por nossa Redenção uma agonia tão dura. Dai-me as disposições interiores necessárias para que eu seja purificado pelo Precioso Sangue derramado no Jardim das Oliveiras.




II. Flagelação  
Em nome da flagelação de vosso Filho, dignai-vos obter-me, Virgem Maria, uma completa pureza de corpo e de coração. Que nada em minha carne ou em minha sensibilidade seja obstáculo à graça divina e se oponha à luz sobrenatural. A exemplo do Apóstolo São Paulo, que eu reduza meu corpo à servidão — Castigo corpus meum et in servitutem redigo (I Cor IX, 27).



III. Coroação de Espinhos Regnum veritatis et vitae, regnum sanctitatis et gratiae, regnum justitiae, amoris et pacis. O reino de Jesus é um reino de verdade e vida, um reino de santidade e graça, um reino de justiça, amor e paz. Isso afirma a Igreja católica no Prefácio de Cristo Rei. Senhor Jesus, vossa atitude manifesta sempre uma dignidade real, mesmo quando os carrascos se esforçam por vos injuriar e ridicularizar. Mesmo então, vossa dignidade incomparável nos aparece, porque, em verdade, vós sois sempre Rei.
Ó Rei imortal dos homens e dos anjos, pela intercessão de vossa Mãe, a Virgem Maria, dignai-vos estender sobre nós e todas as nações vosso reino de graça e de santidade.




IV. Caminho de Cruz — Adoramos o Senhor Jesus e o bendizemos porque Ele redimiu o mundo por Sua santa Paixão: por seu próprio amor, quando Ele suava em suor de sangue no Jardim das Oliveiras; por Sua força de alma quando padecia as condenações mais injustas; por Sua paciência quando subia sem queixas o exaustivo caminho de cruz.
Em nome dessa paciência, Virgem Maria, concedei-me colocar em prática esta frase de vosso Filho: in patientia vestra possidebitis animas vestras (Lc XXI, 19). Que eu possua minha alma na paciência, e, para isso, que minha alma seja possuída pelo amor de Vosso Filho.




V. Morte sobre a Cruz — Sacrifício Redentor 
Virgem Maria, é sob Vossos olhos que o Coração de Vosso Filho crucificado foi transpassado pela lança do centurião. Vós conheceis perfeitamente o mistério desse Sagrado Coração. Esse coração divino está aberto para deixar vir sobre nós todas as graças que fazem os santos, que dão à Igreja católica vida e santidade; também está aberto para ser nosso refúgio contra os escândalos, as tentações e as tribulações.
Do coração aberto do Cordeiro de Deus jorram todas as graças, como as águas vivas de uma fonte inesgotável. Virgem Maria, que eu venha beber com alegria nas fontes do Salvador. Haurietis aquas in gaudio de fontibus Salvatoris (Is XII, 3).

Nenhum comentário: